08 de Março de 2022

"Dia das Mulheres!"


Image title


Dia das Mulheres!


Constantemente o Papa Francisco tem manifestado o valor da mulher para a Igreja e para o mundo atual. Neste dia 8 de março, em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, apresentamos algumas palavras do Papa Francisco sobre as mulheres.


”Sem a mulher não há harmonia no mundo.” (Papa Francisco – Missa Santa Marta 09/02/2017)


“Quando não há mulher, falta a harmonia. Nós dizemos, falando: mas esta é uma sociedade com uma forte atitude masculina, e isto, não? Falta a mulher. ‘Sim, sim: a mulher é para lavar a louça, para fazer…’ Não, não, não: a mulher é para trazer harmonia. Sem a mulher não há harmonia. Não são iguais, não são um superior ao outro: não. Só que o homem não traz harmonia: é ela. É ela que traz a harmonia, que nos ensina a acariciar, a amar com ternura e que faz do mundo uma coisa bela”. (Papa Francisco – Missa Santa Marta 09/02/2017)


“Explorar as pessoas é um crime que lesa a humanidade: é verdade. Mas explorar uma mulher é algo ainda pior: é destruir a harmonia que Deus quis dar ao mundo. É destruir.” (Papa Francisco – Missa Santa Marta 09/02/2017)


“Este é o grande dom de Deus: nos deu a mulher. No Evangelho, ouvimos do que é capaz uma mulher, hein? Aquela é corajosa! Foi adiante com coragem. Mas é algo mais: a mulher é a harmonia, é a poesia, é a beleza. Sem ela o mundo não seria bonito, não seria harmônico.” (Papa Francisco – Missa Santa Marta 09/02/2017)


“Deus criou a mulher para que todos nós tivéssemos uma mãe.” (Papa Francisco – Missa Santa Marta 09/02/2017)


“Eu gostaria de ressaltar que a mulher tem uma sensibilidade particular pelas ‘coisas de Deus’, sobretudo para nos ajudar a compreender a misericórdia, a ternura e o amor que Deus tem por nós. Gosto de pensar também que a Igreja não é ‘o’ Igreja, mas ‘a’ Igreja. A Igreja é mulher, é mãe, e isto é bonito. Deveis pensar e aprofundar isto”. (Papa Francisco – 12 de outubro de 2013, Sala Clementina, no Vaticano – Discurso aos participantes do Seminário sobre a Carta Apostólica Mulieris Dignitatem, de João Paulo II)


“Agradeço a todas as mulheres que, todos os dias, procuram construir uma sociedade mais humana e acolhedora.” (Papa Francisco – Twitter 08/03/2018.