6 de Novembro de 2020

06 de Novembro de 2020

"6 de Novembro de 2020"



XXXI SEMANA DO TEMPO COMUM(VERDE ? OFÍCIO DO DIA)


Antífona de entrada

Não me abandoneis, jamais, Senhor, meu Deus, não fiqueis longe de mim! Depressa, vinde em meu auxílio, ó Senhor, minha salvação! (Sl 37,22s).

Oração do Dia

Ó Deus de poder e misericórdia, que concedeis a vosso filhos e filhas a graça de vos servir como devem, fazei que corramos livremente ao encontro das vossas promessas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


1a Leitura - Filipenses 3,17-4,1

Leitura da carta de são Paulo aos Filipenses.

3 17 Irmãos, sede meus imitadores, e olhai atentamente para os que vivem segundo o exemplo que nós vos damos.

18 Porque há muitos por aí, de quem repetidas vezes vos tenho falado e agora o digo chorando, que se portam como inimigos da cruz de Cristo,

19 cujo destino é a perdição, cujo deus é o ventre, para quem a própria ignomínia é causa de envaidecimento, e só têm prazer no que é terreno.

20 Nós, porém, somos cidadãos dos céus. É de lá que ansiosamente esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,

21 que transformará nosso mísero corpo, tornando-o semelhante ao seu corpo glorioso, em virtude do poder que tem de sujeitar a si toda criatura. 

4 1 Portanto, meus muito amados e saudosos irmãos, alegria e coroa minha, continuai assim firmes no Senhor, caríssimos.

Palavra do Senhor.


Salmo - 121/122

Que alegria quando ouvi que me disseram:
“Vamos à casa do Senhor”!


Que alegria, quando ouvi que me disseram:

“Vamos à casa do Senhor!”

E agora nossos pés já se detêm,

Jerusalém, em tuas portas.


Jerusalém, cidade bem edificada

num conjunto harmonioso;

para lá sobem as tribos de Israel,

as tribos do Senhor. 


Evangelho - Lucas 16,1-8

Aleluia, aleluia, aleluia.
O amor de Deus se realiza em todo aquele que guarda sua palavra fielmente (1Jo 2,5).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

16 1 Jesus disse também a seus discípulos: "Havia um homem rico que tinha um administrador. Este lhe foi denunciado de ter dissipado os seus bens.

2 Ele chamou o administrador e lhe disse: ‘Que é que ouço dizer de ti? Presta contas da tua administração, pois já não poderás administrar meus bens’.

3 O administrador refletiu então consigo: ‘Que farei, visto que meu patrão me tira o emprego? Lavrar a terra? Não o posso. Mendigar? Tenho vergonha.

4 Já sei o que fazer, para que haja quem me receba em sua casa, quando eu for despedido do emprego’.

5 Chamou, pois, separadamente a cada um dos devedores de seu patrão e perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves a meu patrão?’

6 Ele respondeu: ‘Cem medidas de azeite’. Disse-lhe: ‘Toma a tua conta, senta-te depressa e escreve: cinqüenta’.

7 Depois perguntou ao outro: ‘Tu, quanto deves?’ Respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. Disse-lhe o administrador: ‘Toma os teus papéis e escreve: oitenta’.

8 E o proprietário admirou a astúcia do administrador, porque os filhos deste mundo são mais prudentes do que os filhos da luz no trato com seus semelhantes.

Palavra da Salvação.


Oração Sobre as Oferendas

Ó Deus, que este sacrifício se torne uma oferenda perfeita aos vossos olhos e fonte de misericórdia para nós. Por Cristo, nosso Senhor.


Antífona de Comunhão

Como o Pai, que me enviou, é a vida, e eu vivo pelo Pai, diz o Senhor, assim quem come a minha carne viverá por mim (Jo 6,58).


Depois da Comunhão

Ó Deus, frutifique em nós a vossa graça, a fim de que, preparados por vossos sacramentos, possamos receber o que prometem. Por Cristo, nosso Senhor.



Reflexão sobre o Evangelho:(06/11/2020 ? Lucas 16,1-8) Na parábola que Jesus nos conta, o patrão elogia o administrador injusto porque, ao ver que sua vida estava em perigo, reage e atua em seu favor. O senhor elogia o administrador por sua esperteza, não por outra coisa. Muitas vezes não temos a consciência de que em nossa vida o momento presente é decisivo. Sempre acreditamos que teremos tempo: para melhorar, para perdoar quem nos ofendeu, para insistir em uma vida espiritual intensa, para ir ao encontro dos que sofrem. E assim, postergamos indefinidamente a nossa conversão para o Senhor, vivendo o tempo presente na indiferença e não como o momento onde a salvação é acolhida ou rejeitada. Não podemos viver confiando somente nas realidades temporais deste mundo. Hoje precisamos nos desapegar dos bens temporais, para abraçarmos os bens eternos. A nossa confiança está no nome do Senhor! Deus abençoe você!#ParoquiaMissionaria #CatolicoOrante #ParoquiaEvangelizadora #Evangelizar #Discipular #Enviar #PalavradoPadre #PlanoMissionarioePastoral

Reflexão por: Pe. João Manoel Lopes