11 de Dezembro de 2020

11 de Dezembro de 2020

"11 de Dezembro de 2020"

II SEMANA DO ADVENTO(Roxo, Prefácio do Advento I ? Ofício do Dia)


Antífona de entrada

O Senhor descerá com esplendor, para visitar o seu povo na paz e fazê-lo viver a vida eterna.

Oração do Dia

Ó Deus onipotente, daí ao vosso povo esperar vigilante a chegada do vosso Filho, para que, instruídos pelo próprio Salvador, corramos ao seu encontro com nossas lâmpadas acesas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


1a Leitura - Isaías 48,17-19

Leitura do livro do profeta Isaías.

48 17 Eis o que diz o Senhor, teu Redentor, o Santo de Israel: "eu sou o Senhor teu Deus, que te dá lições salutares, que te conduz pelo caminho que deves seguir.

18 Ah! Se tivesses sido atento às minhas ordens! Teu bem-estar assemelhar-se-ia a um rio, e tua felicidade às ondas do mar;

19 tua posteridade seria como a areia, e teus descendentes, como os grãos de areia; nada poderia apagar nem abolir teu nome de diante de mim".

Palavra do Senhor.


Salmo - 1

Senhor, quem vos seguir terá a luz da vida.


Feliz é todo aquele que não anda

conforme os conselhos dos perversos;

que não entra no caminho dos malvados,

nem junto aos zombadores vai sentar-se; 

mas encontra seu prazer na lei de Deus 

e a medita, dia e noite, sem cessar.


Eis que ele é semelhante a uma árvore,

que à beira da torrente está plantada; 

ela sempre dá seus frutos a seu tempo, 

e jamais as suas folhas vão murchar.

Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.


Mas bem outra é a sorte dos perversos. 

Ao contrário, são iguais à palha seca

espalhada e dispersada pelo vento.

Pois Deus vigia o caminho dos eleitos,

mas a estrada dos malvados leva à morte.


Evangelho - Mateus 11,16-19

Aleluia, aleluia, aleluia.


O Senhor há de vir, acorrei-lhe ao encontro; é o príncipe da paz.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, disse Jesus às multidões: 11 16 "A quem hei de comparar esta geração? É semelhante a meninos sentados nas praças que gritam aos seus companheiros:
17 ‘Tocamos a flauta e não dançais, cantamos uma lamentação e não chorais’.
18 João veio; ele não bebia e não comia, e disseram: ‘Ele está possesso de um demônio’.
19 O Filho do Homem vem, come e bebe, e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos devassos’. Mas a sabedoria foi justificada por seus filhos.
Palavra da Salvação.



Oração Sobre as Oferendas

Acolhei, ó Deus, com bondade, nossas humildes preces e oferendas, e, como não podemos invocar os nossos méritos, venha em nosso socorro a vossa misericórdia. Por Cristo, nosso Senhor.


Antífona de Comunhão

Esperamos um salvador, o Senhor Jesus Cristo; ele transformará, segundo a sua condição gloriosa, a nossa humilde condição (Fl 3,20s).


Depois da Comunhão

Alimentados pelo pão espiritual, nós vos suplicamos, ó Deus, que, pela participação nesta eucaristia, nos ensineis a julgar com sabedoria os valores terrenos e colocar nossas esperanças nos bens eternos. Por Cristo, nosso Senhor.



Reflexão sobre o Evangelho:(11/12/2020 ? Mateus 11,16-19) A pior coisa que nos pode acontecer é perdermos as oportunidades. O mais triste é perder o sentido da vida ou tornar-se indiferente diante dela por nos enchermos de falsas justificações. Dizemos que a manifestação de Deus não foi o que esperávamos esquecendo que a nós o que realmente interessa é estarmos sempre abertos à surpresa de Deus. Com nossos critérios, nossas reservas e nossas prudências acabamos por fechar o coração à vinda de Deus que geralmente acontece de uma forma inédita e desconcertante. Precisamos de uma sabedoria espiritual que seja feita, ao mesmo tempo, de desprendimento e confiança. A indiferença é a pior postura que podemos ter para com Deus que nos ama e enviou o seu Filho para nos salvar. Hoje rezemos para que não nos tornemos indiferentes às coisas do alto por causa dos apelos deste mundo. Deus abençoe você!#ParoquiaMissionaria #CatolicoOrante #ParoquiaEvangelizadora #Evangelizar #Discipular #Enviar #PalavradoPadre #PlanoMissionarioePastoral

Reflexão por: Pe. João Manoel Lopes