28 de Dezembro de 2020

28 de Dezembro de 2020

"28 de Dezembro de 2020"

SANTOS INOCENTES(VERMELHO, GLÓRIA, PREFÁCIO DO NATAL ? OFÍCIO DA FESTA)


Antífona de entrada

Os meninos inocentes foram mortos por causa do Cristo. Eles seguem o Cordeiro sem mancha e cantam: Glória a ti, Senhor!

Oração do Dia

Ó Deus, hoje os santos Inocentes proclamam vossa glória não por palavras, mas pela própria morte; dai-nos também testemunhar com a nossa vida o que os nossos lábios professam. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


1a Leitura - 1 João 1,5-2,2

Leitura da primeira carta de são João.

1 5 A nova que dele temos ouvido e vos anunciamos é esta: Deus é luz e nele não há treva alguma.

6 Se dizemos ter comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não seguimos a verdade.

7 Se, porém, andamos na luz como ele mesmo está na luz, temos comunhão recíproca uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

8 Se dizemos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.

9 Se reconhecemos os nossos pecados, (Deus aí está) fiel e justo para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniqüidade.

10 Se pensamos não ter pecado, nós o declaramos mentiroso e a sua palavra não está em nós.

2 1 Filhinhos meus, isto vos escrevo para que não pequeis. Mas, se alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.

2 Ele é a expiação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.

Palavra do Senhor.


Salmo - 123/124

Nossa alma, como um pássaro, escapou

do laço que lhe armara o caçador.


Se o Senhor não estivesse ao nosso lado

enquanto os homens investiram contra nós,

com certeza nos teriam devorado

no furor de sua ira contra nós.


Então as águas nos teriam submergido,

a correnteza nos teria arrastado

e, então, por sobre nós teriam passado

essas águas sempre mais impetuosas.


O laço arrebentou-se de repente,

e assim nós conseguimos libertar-nos.

O nosso auxílio está no nome do Senhor,

do Senhor que fez o céu e fez a terra!


Evangelho - Mateus 2,13-18

Aleluia, aleluia, aleluia.

A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos; vos louva o exército dos vossos santos mártires!


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

2 13 Depois que os magos partiram, um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse: "Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito; fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar".

14 José levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito.

15 Ali permaneceu até a morte de Herodes para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: "Eu chamei do Egito meu filho".

16 Vendo, então, Herodes que tinha sido enganado pelos magos, ficou muito irado e mandou massacrar em Belém e nos seus arredores todos os meninos de dois anos para baixo, conforme o tempo exato que havia indagado dos magos.

17 Cumpriu-se, então, o que foi dito pelo profeta Jeremias:

18 "Em Ramá se ouviu uma voz, choro e grandes lamentos: é Raquel a chorar seus filhos; não quer consolação, porque já não existem!"

Palavra da Salvação.



Oração Sobre as Oferendas

Recebei, ó Deus, nós vos pedimos, as oferendas do vosso povo e purificai os que celebram com piedade os vossos mistérios, pelos quais concedeis a salvação mesmo àqueles que não vos conhecem. Por Cristo, nosso Senhor.


Antífona de Comunhão

Os meninos de Belém foram resgatados dentre os homens, primícias para Deus e para o Cordeiro, e o acompanham por toda parte (Ap 14,4).


Depois da Comunhão

Ó Deus, concedei vossa copiosa salvação aos que se alimentam à vossa mesa, neste dia em que a Igreja celebra os mártires Inocentes que, não chegando a balbuciar o nome do vosso filho, foram glorificados pela graça do seu nascimento.



Reflexão sobre o Evangelho:(28/12/2020 ? Mateus 2,13-18) Jesus nasceu! Hoje precisamos nos perguntar sobre como o reconhecemos e o acolhemos em nosso meio, em nossa história e ao longo de nossa vida. Herodes tinha acesso a mais informações que os magos para saber que havia nascido o rei dos judeus. No entanto, não sabia nada! Em seu reino aconteceu algo grandioso, porém ele não foi capaz de ver. Tinha os sábios de sua corte e a Escritura que dizia que o Messias nasceria em Belém. Herodes tinha toda a informação, toda a sabedoria, todo o conhecimento. Mas Jesus nasceu e ele não descobriu, antes o perseguia querendo matá-lo. A notícia foi levada para Herodes pelos reis que vinham de longe. O que faltava a Herodes e o que falta a nós é a atenção ao Deus que passa todos os dias pela nossa vida. Precisamos estar atentos à presença do Senhor para não o rejeitarmos com nossas escolhas. Deus abençoe você!#ParoquiaMissionaria #CatolicoOrante #ParoquiaEvangelizadora #Evangelizar #Discipular #Enviar #PalavradoPadre #PlanoMissionarioePastoral

Reflexão por: Pe. João Manoel Lopes