XXII SEMANA DO TEMPO COMUM

05 de Stembro de 2020

"XXII SEMANA DO TEMPO COMUM"

Antífona de entrada

Tende compaixão de mim, Senhor, clamo por vós o dia inteiro; Senhor, sois bom e clemente, cheio de misericórdia para aqueles que vos invocam (Sl 85,3.5).

Oração do Dia

Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


1a Leitura - 1 Coríntios 4,6,15

Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios.

4 6 Se apliquei tudo isso a mim e a Apolo foi por vossa causa, para que, por meio de nós, aprendais a não ultrapassar o que está escrito e para que vos não ensoberbeçais tomando partido a favor de um e com prejuízo de outrem.

7 O que há de superior em ti? Que é que possuis que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se o não tivesses recebido?

8 Já estais fartos! Já estais ricos! Sem nós, sois reis! Praza a Deus que reineis, de fato, para que também nós reinemos convosco!

9 Porque, ao que parece, Deus nos tem posto a nós, apóstolos, na última classe dos homens, por assim dizer sentenciados à morte, visto que fomos entregues em espetáculo ao mundo, aos anjos e aos homens.

10 Nós, estultos por causa de Cristo; e vós, sábios em Cristo! Nós, fracos; e vós, fortes! Vós, honrados; e nós, desprezados!

11 Até esta hora padecemos fome, sede e nudez. Somos esbofeteados, somos errantes,

12 fatigamo-nos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Insultados, abençoamos; perseguidos, suportamos; caluniados, consolamos!

13 Chegamos a ser como que o lixo do mundo, a escória de todos até agora...

14 Não vos escrevo estas coisas para vos envergonhar, mas admoesto-vos como meus filhos muitos amados.

15 Com efeito, ainda que tivésseis dez mil mestres em Cristo, não tendes muitos pais; ora, fui eu que vos gerei em Cristo Jesus pelo Evangelho.

Palavra do Senhor.


Salmo - 144/145

O Senhor está perto de quem o invoca!


É justo o Senhor em seus caminhos,

é santo em toda obra que ele faz.

Ele está perto da pessoa que o invoca,

de todo aquele que o invoca lealmente.


O Senhor cumpre os desejos dos que o temem,

ele escuta os seus clamores e os salva.

O Senhor guarda todo aquele que o ama,

mas dispersa e extermina os que são ímpios.


Que a minha boca cante a glória do Senhor

e que bendiga todo ser seu nome santo

desde agora, para sempre e pelos séculos.


Evangelho - Lucas 6,1-5

Aleluia, aleluia, aleluia.
Sou o caminho, a verdade e a vida: ninguém vem ao Pai, senão por mim (Jo 14,6).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

6 1 Em dia de sábado, Jesus atravessava umas plantações; seus discípulos iam colhendo espigas (de trigo), as debulhavam na mão e comiam.

2 Alguns dos fariseus lhes diziam: "Por que fazeis o que não é permitido no sábado?"

3 Jesus respondeu: "Acaso não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os seus companheiros;

4 como entrou na casa de Deus e tomou os pães da proposição e deles comeu e deu de comer aos seus companheiros, se bem que só aos sacerdotes era permitido comê-los?"

5 E ajuntou: "O Filho do Homem é senhor também do sábado".

Palavra da Salvação.


Oração Sobre as Oferendas

Ó Deus, o sacrifício que vamos oferecer nos traga sempre a graça da salvação, e vosso poder leve à plenitude o que realizamos nesta liturgia. Por Cristo, nosso Senhor.


Antífona de Comunhão

Como é grande, ó Senhor, vossa bondade, que reservastes para aqueles que vos temem! (Sl 30,20)


Depois da Comunhão

Restaurados à vossa mesa pelo pão da vida, nós vos pedimos, ó Deus, que este alimento da caridade fortifique os nossos corações e nos leve a vos servir em nossos irmãos e irmãs. Por Cristo, nosso Senhor.



Reflexão sobre o Evangelho:(05/09/2020 ? Lucas 6,1-5) No centro do ministério de Jesus não estava a Lei, mas a sua missão de Filho do Homem que veio para buscar e salvar o que estava perdido. Ele nos ensina que não deve existir barreiras quando precisamos proteger nossa vida aqui na terra com o objetivo de alcançar o céu. A salvação do homem vem em primeiro lugar na ótica de Deus. A Palavra de Deus está acima de todas as conveniências e formalismos humanos. A Lei de Deus baseia-se em dois princípios básicos: reconhecer o Senhor como Deus da vida e dar-lhe o culto da santa obediência. Jesus coloca a lei voltada para a vida. O descanso semanal foi instituído para o bem do homem, para que este pudesse descansar e se dedicar com paz e alegria ao culto divino. Os fariseus tinham convertido esse dia em ocasião de angústia e preocupação por causa das proibições. Não tenhamos medo de obedecer a Deus antes que aos homens. Deus abençoe você!#ParoquiaMissionaria #CatolicoOrante #ParoquiaEvangelizadora #Evangelizar #Discipular #Enviar #PalavradoPadre #PlanoMissionarioePastoral

Reflexão por: Pe. João Manoel Lopes