Assembleia: Prelazia discute desafios e traça caminhos para a evangelização

13 de Julho de 2021

"Assembleia: Prelazia discute desafios e traça caminhos para a evangelização"

Image title


Estiveram reunidas lideranças das diversas regiões prelatícias com o bispo Dom Jesus Maria e o assessor  Carlos Daniel Seidel com o objetivo de iluminar o povo de Deus diante dos desafios que a Igreja – particularmente a Igreja amazônica – enfrenta, a Prelazia do Alto Xingu-Tucumã convocou lideranças de todas as suas paróquias, da pró-paróquia e área pastoral para a segunda parte da I Assembleia Prelatícia. O encontro aconteceu na sede da Prelazia, em Tucumã, nos dias 1º, 2 e 3 de julho e contou com a presença do assessor  Carlos Daniel Dell Santo Seidel, convidado para orientar e conduzir os três dias de reflexões, estudo e apontamentos.

A Assembleia, que iniciou na quinta-feira, dia 1º, abordou primeiramente os aspectos sociais elencados a partir das respostas do questionário elaborado em fevereiro, na primeira parte da Assembleia. Nesse primeiro momento, reunidos separadamente os representantes de cada área, foram levantadas preocupações e esperanças para a evangelização na Amazônia com a relação dos nomes dos rios, córregos e povos indígenas viventes nos territórios compreendidos dentro da Prelazia, bem como das heranças espirituais deixadas nas comunidades pelas dioceses de Marabá, Xingu e Conceição do Araguaia – das quais originou-se a Prelazia do Alto Xingu -, e também, as realidades social, política, econômica e ambiental locais no contexto da pandemia.

Na sexta, dia 2, Carlos Daniel fez referência aos documentos da Igreja que fundamentariam os trabalhos desse segundo momento: o Documento Final do Sínodo para a Amazônia, a Exortação Apostólica “Querida Amazônia”, o Documento de Aparecida, a Encíclica papal Fratelli Tutti, e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil até 2023. Esse mesmo dia foi dedicado ao estudo em grupos e por capítulo, primeiro, do “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral” – documento final do Sínodo, e, em seguida, da Exortação “Querida Amazônia”, dirigida pelo Papa Francisco ao povo de Deus e às pessoas de boa vontade após o Sínodo, a qual apresenta os “grandes sonhos” que a Amazônia inspira ao Santo Padre.

O último dia da Assembleia foi dedicado à busca por iluminação a partir dos estudos feitos em diálogo com os presentes - que representavam então toda a Prelazia - para concretizar passos a serem dados até a terceira etapa da Assembleia, que deve acontecer em meados de novembro de 2021. Identificou-se a necessidade de ser construída uma identidade prelatícia que guie o povo de Deus na missão e evangelização nestas terras amazônicas.


VER, DISCERNIR E AGIR

Em fevereiro de 2021, a Prelazia realizou o primeiro momento desta I Assembleia Prelatícia. A inspiração foi de dividir a Assembleia em três momentos ao longo do ano, seguindo a metodologia do Ver, Discernir e Agir, para conseguir traçar caminhos concretos e conformes às necessidades do povo deste território.

Na ocasião, foi discutido como a Igreja poderia enxergar as comunidades, as pessoas em particular e sentir o destino pelo qual deveria seguir. Foi elaborado um questionário intitulado “VER”, respondido por todas as paróquias e diversas comunidades e pastorais ao longo dos meses preparatórios para o segundo encontro. A partir deste questionário é que se deu a realização da segunda etapa da Assembleia: Discernir. E a terceira está marcada para novembro e deve acontecer conforme permitirem as medidas adotadas no contexto da pandemia de então da COVID-19.