15 de Abril de 2021

"Tem início com uma celebração Eucarística a 58ª Assembleia Geral da CNBB"

Image title

Participam do evento, em modalidade virtual, cardeais, arcebispos, bispos diocesanos e auxiliares, coadjutores, além dos bispos eméritos e representantes de organismos e pastorais da Igreja que são convidados.

Com uma celebração, às 7h, desta segunda-feira, 12 de abril, direto da Capela Nossa Senhora Aparecida na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF), tem início a 58ª Assembleia Geral ordinária dos Bispos do Brasil (AG CNBB).

A missa de abertura presidida pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, tem a participação restrita, em observância às orientações médico-sanitárias, e conta com a participação de convidados e assessores da entidade. As missas serão transmitidas diariamente a partir desta terça-feira pelos canais católicos de TV do Brasil e pelas redes sociais da CNBB. A Missa nesta segunda não teve a cobertura televisiva.

De acordo com as disposições estatutárias e regimentais, a 58ª AG da CNBB realiza-se, de 12 a 16 de abril de 2021, em modalidade virtual, por meio da Plataforma Zoom.  Em função da pandemia da Covid-19, pela primeira vez na história da Conferência uma assembleia será realizada em formato totalmente remoto. O evento contará com sessões pela manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 14h às 17h.

Participam do evento cardeais, arcebispos, bispos diocesanos e auxiliares, coadjutores, além dos bispos eméritos e representantes de organismos e pastorais da Igreja que são convidados. A Igreja Católica no Brasil possui 278 circunscrições eclesiásticas, um total de 475 bispos hoje, dos quais 309 exercendo alguma missão e função de governo mais 166 bispos eméritos (aposentados).

Fonte: Silvonei José - Vatican News