05 de Stembro de 2021

"Dia da Amazônia"

Image title


Dia da Amazônia.
Domingo, 5 de setembro, é celebrado o Dia da Amazônia. Por essa ocasião, o arcebispo emérito de São Paulo (SP) e presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Cláudio Hummes, escreveu um artigo sobre como celebrar a data. A indicação é dar atenção à destruição atual da região e realizar “pequenos gestos simbólicos”.
O convite à atenção é um contraponto à indiferença destacada por Elie Wiesel, sobrevivente judeu dos campos de concentração nazistas, como “a raiz de todo mal”.
“É ela [a indiferença], e não a morte, que se opõe à vida. É ela, e não a heresia, que se opõe à fé. É por isso que precisamos celebrar o dia da Amazônia, embora ela esteja, talvez mais do que nunca, em sua hora de cruz”, destaca dom Cláudio.
Não ser indiferente, portanto, “exige de cada pessoa certo compromisso”, pois a “crucificação da Amazônia desencadeia sofrimento para muitos filhos e filhas de Deus”, como os indígenas e os ribeirinhos.
Gestos simbólicos Soma-se à atenção ao cenário de destruições, com “olhar objetivo”, um engajamento “na luta pela preservação e no cuidado com a Amazônia e com a Casa Comum”. Dom Cláudio também convida aos pequenos gestos simbólicos, “como plantar uma árvore, revitalizar o jardim de casa ou buscar informações sobre como e onde são produzidos os alimentos que compartilhamos nas mesas de nossas casas”.
Confira o texto na íntegra: http://www.cnbb.org.br/dom-claudio-hummes-fala-como./
Dia da Amazônia A data está ligada à instituição da Província da Amazônia, em 1850, por Dom Pedro II. É ocasião para refletir sobre a importância do bioma amazônico e a necessidade de sua preservação.