19 de Novembro de 2020

19 de Novembro de 2020

"19 de Novembro de 2020"

SANTOS ROQUE, AFONSO E JOÃOPRESBÍTEROS E MÁRTIRES(Vermelho, Prefácio Comum dos Mártires ? Ofício da Memória)


Antífona de entrada

Por amor de Cristo, o sangue dos mártires foi derramado na terra. Por isso, sua recompensa é eterna.

Oração do Dia

Senhor, que a vossa palavra cresça nas terras onde os vossos mártires a semearam e seja multiplicada em frutos de justiça e de paz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


1a Leitura - Apocalipse 5,1-10

Leitura do livro do Apocalipse de livro de são João.

5 1 Eu vi também, na mão direita do que estava assentado no trono, um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos.

2 Vi então um anjo vigoroso, que clamava em alta voz: “Quem é digno de abrir o livro e desatar os seus selos?”

3 Mas ninguém, nem no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro ou examiná-lo.

4 Eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro e examiná-lo.

5 Então um dos Anciãos me falou: “Não chores! O Leão da tribo de Judá, o descendente de Davi achou meio de abrir o livro e os sete selos”.

6 Eu vi no meio do trono, dos quatro Animais e no meio dos Anciãos um Cordeiro de pé, como que imolado. Tinha ele sete chifres e sete olhos (que são os sete Espíritos de Deus, enviados por toda a terra).

7 Veio e recebeu o livro da mão direita do que se assentava no trono.

8 Quando recebeu o livro, os quatro Animais e os vinte e quatro Anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um uma cítara e taças de ouro cheias de perfume (que são as orações dos santos).

9 Cantavam um cântico novo, dizendo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste imolado e resgataste para Deus, ao preço de teu sangue, homens de toda tribo, língua, povo e raça;

10 e deles fizeste para nosso Deus um reino de sacerdotes, que reinam sobre a terra”.

Palavra do Senhor.


Salmo - 149

Fizestes de nós, para Deus, sacerdotes e povo de reis.


Cantai ao Senhor Deus um canto novo,

e o seu louvor na assembléia dos fiéis!

Alegre-se Israel em quem o fez,

e Sião se rejubile no seu Rei!


Com danças glorifiquem o seu nome,

toquem harpa e tambor em sua honra!

Porque, de fato, o Senhor ama seu povo

e coroa com vitória os seus humildes.


Exultem os fiéis por sua glória,

e cantando se levantem de seus leitos,

com louvores do Senhor em sua boca;

eis a glória para todos os seus santos.


Evangelho - Lucas 19,41-44

Aleluia, aleluia, aleluia.
Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

Naquele tempo, 19 41 aproximando-se ainda mais, Jesus contemplou Jerusalém e chorou sobre ela, dizendo:

42 “Oh! Se também tu, ao menos neste dia que te é dado, conhecesses o que te pode trazer a paz! Mas não, isso está oculto aos teus olhos.

43 Virão sobre ti dias em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, te sitiarão e te apertarão de todos os lados;

44 destruir-te-ão a ti e a teus filhos que estiverem dentro de ti, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não conheceste o tempo em que foste visitada”.

Palavra da Salvação.


Oração Sobre as Oferendas

Com alegria, Senhor, nós vos oferecemos os frutos da terra, a fim de que, pelo sacrifício que vosso filho ofereceu por todos, nos concedais a bênção e a santidade. Por Cristo, nosso Senhor.


Antífona de Comunhão

Fostes vós que permanecestes comigo nas minhas tribulações. E eu disponho do reino para vós, diz o Senhor. No meu reino comereis e bebereis à minha mesa (Lc 22,28ss).


Depois da Comunhão

Senhor, que os vossos fiéis vivam na fé e na caridade, pois repartem com os irmãos o pão da vida, e, até a vossa vinda, bebam o cálice da salvação. Por Cristo, nosso Senhor.



Reflexão sobre o Evangelho:(19/11/2020 ? Lucas 19,41-44) Jesus chora sobre Jerusalém ao ver o seu futuro e o modo como o povo tinha se afastado de Deus. Da mesma forma, o Senhor se entristece por nós quando nos afastamos dele e escolhemos o pecado ao invés de escolhermos a amizade com Deus. O povo daquela época estava muito atarefado em nada fazer, muito ocupado com coisas que não edificavam e muito menos os aproximava do Senhor. Nós também temos diversas distrações que por vezes nos roubam da presença de Deus. Jerusalém não reconheceu a presença de Deus junto do seu povo. Em nossos dias, muitos ainda possuem os seus corações fechados à mensagem do evangelho e também não reconhecem a visita que Deus lhes faz através dos sacerdotes e dos leigos que lhes anunciam a verdade do Reino. O Senhor se importa conosco e não quer nos perder! Hoje somos convidados a reconhecer a presença do Senhor entre nós e voltarmos à amizade com Ele através da oração. Deus abençoe você!#ParoquiaMissionaria #CatolicoOrante #ParoquiaEvangelizadora #Evangelizar #Discipular #Enviar #PalavradoPadre #PlanoMissionarioePastoral

Reflexão por: Pe. João Manoel Lopes