24 de Novembro de 2020

24 de Novembro de 2020

"24 de Novembro de 2020"

SANTO ANDRÉ DUNG-LAGPRESBÍTERO E MÁRTIR(Vermelho, Prefácio Comum ou dos Mártires ? Ofício da Memória)


Antífona de entrada

A cruz de nosso Senhor Jesus Cristo deve ser a nossa glória: nele está nossa vida e ressurreição; para os salvos, como nós, ela é poder de Deus (Gl 6,14; 1Cor 1,18).

Oração do Dia

Ó Deus, fonte e origem de toda paternidade, que destes aos santos mártires André e seus companheiros serem fiéis à cruz do vosso filho até a efusão do sangue, concedei, por sua intercessão, que, propagando o vosso amor entre os irmãos, possamos ser chamados vossos filhos e filhas e realmente o sejamos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


1a Leitura - Apocalipse 14,14-19

Leitura do livro do Apocalipse de são João.

14 14 Eu vi ainda uma nuvem branca, sobre a qual se sentava como que um “Filho do Homem”, com a cabeça cingida de coroa de ouro e na mão uma foice afiada.

15 Outro anjo saiu do templo, gritando em voz alta para aquele que estava assentado na nuvem: “Lança a tua foice e ceifa, porque é chegada a hora de ceifar, pois está madura a seara da terra”.

16 O Ser que estava assentado na nuvem lançou então a foice à terra, e a terra foi ceifada.

17 Outro anjo saiu do templo do céu. Tinha também uma foice afiada.

18 E outro anjo, aquele que tem poder sobre o fogo, saiu do altar e bradou em alta voz para aquele que tinha a foice afiada: “Lança a foice afiada e vindima os cachos da vinha da terra, porque maduras estão as suas uvas”.

19 O anjo lançou a sua foice à terra e vindimou a vinha da terra, e atirou os cachos no grande lagar da ira de Deus.

Palavra do Senhor.


Salmo - 95/96

O Senhor vem julgar nossa terra.


Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!”

Ele firmou o universo inabalável,

e os povos ele julga com justiça.


O céu se rejubile e exulte a terra,

aplauda o mar com o que vive em suas águas;

os campos com seus frutos rejubilem

e exultem as florestas e as matas.


Na presença do Senhor, pois ele vem,

porque vem para julgar a terra inteira.

Governará o mundo todo com justiça,

e os povos julgará com lealdade.


Evangelho - Lucas 21,5-11

Aleluia, aleluia, aleluia.
Permanece fiel até a morte, e a coroa da vida eu te darei! (ap 2,10).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

Naquele tempo, 21 5 como chamassem a atenção de Jesus para a construção do templo feito de belas pedras e recamado de ricos donativos, Jesus disse:

6 “Dias virão em que destas coisas que vedes não ficará pedra sobre pedra: tudo será destruído”.

7 Então o interrogaram: “Mestre, quando acontecerá isso? E que sinal haverá para saber-se que isso se vai cumprir?”

8 Jesus respondeu: “Vede que não sejais enganados. Muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu’; e ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais após eles.

9 Quando ouvirdes falar de guerras e de tumultos, não vos assusteis; porque é necessário que isso aconteça primeiro, mas não virá logo o fim”.

10 Disse-lhes também: “Levantar-se-ão nação contra nação e reino contra reino.

11 Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu”.

Palavra da Salvação.


Oração Sobre as Oferendas

Recebei, Pai santo, as oferendas que vos apresentamos, venerando a paixão dos santos mártires vietnamitas, para que, entre as dificuldades desta vida, possamos ser achados sempre fiéis a vós e apresentados como hóstia agradável. Por Cristo, nosso Senhor.


Antífona de Comunhão

Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus (Mt 5,10).


Depois da Comunhão

Na comemoração dos vossos santos mártires, vós nos alimentastes, ó Pai, com o mesmo pão; Dai-nos permanecer unidos no vosso amor e receber o prêmio eterno da nossa paciência. Por Cristo, nosso Senhor.



Reflexão sobre o Evangelho:(24/11/2020 ? Lucas 21,5-11) O Senhor não nos quer vivendo um cristianismo superficial fixado somente no visual, na beleza externa. As construções humanas perecem facilmente, mas as construções de Deus, o coração do homem, jamais serão destruídas. Não coloquemos nossa felicidade no que é externo, mas cuidemos do nosso interior, o templo vivo onde o Senhor faz sua morada. Este evangelho nos apresenta uma outra mensagem: a vida presente está interrelacionada com a vida futura. Tudo depende de Deus e da sua bondade, mas tudo depende também das nossas opções pessoais e das obras que fazemos agora. A destruição que o Senhor quer ver acontecendo é a de todo pecado, ressentimento e obras das trevas. Permita hoje que o Senhor rompa com a dureza do teu coração te concedendo uma vida nova. Deus abençoe você!#ParoquiaMissionaria #CatolicoOrante #ParoquiaEvangelizadora #Evangelizar #Discipular #Enviar #PalavradoPadre #PlanoMissionarioePastoral

Reflexão por: Pe. João Manoel Lopes